Já pensou em realizar a transferência de risco em casos complexos e demorados? Nestes casos, o advogado pode ser mal visto pelo cliente e passar um tempo relevante sem receber seus honorários. Tudo devido ao tempo de tramitação prolongado.
Uma das formas de transferir os riscos e antecipar os honorários advocatícios é por meio da Compra de Processo. Essa atividade envolve uma empresa especializada em aquisição de crédito judicial e um credor que é parte em determinado processo.
Explicamos mais sobre o tema a seguir!
1. O problema dos casos complexos e a transferência de risco
Os casos de alto risco envolvem muitas questões que podem ser prejudiciais ao advogado.
A primeira delas é a relação entre o cliente e o profissional. Casos de alto risco costumam ter grande complexidade, o que causa demora para a finalização do processo. Soma-se a isto a morosidade da justiça brasileira.
Quanto mais tempo passa, o cliente começa a ter a falsa sensação de que seu advogado não dá a devida atenção ao seu caso. Por mais que saibamos que o profissional não tem controle sobre o andamento de um processo, o cliente não tem esse entendimento. E isso prejudica o vínculo de confiança entre ele e o advogado.
A segunda questão sensível é que os processos de longa duração atrapalham o recebimento de recursos pelo advogado. Muitos clientes, devido a dificuldades financeiras, atrasam ou interrompem o pagamento de seus advogados. Como consequência, os profissionais acabam recebendo os honorários apenas na finalização do processo em seu êxito.
E se houver a transferência de risco? Os advogados poderiam se beneficiar e driblar esses problemas. Isso pode ocorrer por meio da antecipação do recebível de um processo.
2. As vantagens da Antecipação dos Honorários Advocatícios em Casos de Alto Risco
Na compra de processo, uma empresa especializada, como a Compra de Processo, adquire um crédito judicial de pessoas físicas e jurídicas. Essa compra e venda de créditos e direitos vinculados a ações judiciais pode ocorrer de algumas maneiras.
Na modalidade mais comum, o comprador paga ao vendedor, com algum deságio, os valores que ele receberia na ação judicial exitosa. Neste sentido, assume a responsabilidade da parte na ação. Se o processo for desfavorável, o vendedor não precisa indenizar ou pagar o comprador.
Neste aspecto, existe uma transferência de risco do vendedor para o comprador. Os advogados da parte também se beneficiam com a medida, pois recebem seus honorários advocatícios antes do fim da ação. Listamos a seguir os benefícios dessa antecipação.
2.1. Baixo nível de burocracia
A aquisição de créditos judiciais é uma espécie de cessão de crédito feita por contrato. Quando o credor assina o documento, recebe o pagamento à vista do crédito e transfere a titularidade e a responsabilidade do processo para o comprador.
A formalização da compra de processo deve ser registrada em cartório para ser válida e oponível contra terceiros. Em seguida, deve ser apresentada em juízo para que o devedor da ação judicial saiba a quem deverá pagar o crédito.
Essas são as únicas formalidades necessárias para a transação. Com ela perfeita, o advogado poderá receber seus honorários advocatícios do cliente que vendeu seu crédito judicial.
2.2. Deságio reduzido
O deságio é a porcentagem que a empresa compradora do crédito retém ao realizar a transação. Afinal, como há transferência do risco, ela precisa ter algum benefício para assumí-lo.
Esse deságio varia entre 15% e 75% no mercado. Os critérios de variação são definidos pela empresa compradora e pelas características de cada caso. Tempo de tramitação e de julgamento, momento processual, jurisprudência favorável e outras questões também são consideradas na análise.
Ainda que o pagamento seja feito com algum desconto, os escritórios de advocacia se beneficiam da medida. O credor provavelmente receberia seu crédito após muito tempo. Ao adiantar o recebimento, os advogados antecipam seus honorários advocatícios.
2.3. Investimento
Em qualquer lugar do mundo, dinheiro parado sem remuneração é perda. Se pensarmos na valorização do dinheiro no tempo, quanto se perde em uma ação judicial demorada? Muitos recursos. Diante desse cenário, a antecipação dos honorários advocatícios é muito benéfica para o advogado e para o escritório.
Afinal, eles podem utilizar os recursos recebidos antecipadamente para diversos fins, como investir no próprio negócio ou em outras modalidades de investimento. É uma forma mais inteligente de aplicar o recurso ao invés de demorar anos para recebê-lo.
Dentro deste ponto, ainda vale ressaltar novamente que a empresa compradora assume todos os riscos. Em eventual perda da ação, a parte que vendeu não será prejudicada. É uma transação segura.
Está pensando em como fazer uma transferência de risco e aproveitar os benefícios da antecipação dos honorários advocatícios? Você lidará com um baixo nível de burocracia, um deságio reduzido e poderá utilizar melhor os recursos financeiros.
Converse com a Compra de Processo e veja o que podemos fazer pelo seu escritório!