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Mercado jurídico atual – a influência da tecnologia no dia-a-dia dos advogados

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Mais do que se especializar em algum segmento do Direito, é preciso se qualificar para absorver inúmeras outras competências e, com isso, se sobressair no mercado jurídico. Afinal, estamos falando de uma área de atuação na qual podemos observar uma crescente competitividade e que passa por constantes transformações.

Para melhor compreender o que estamos querendo dizer, basta pensar na rotina do advogado moderno. Além de lidar com as demandas judiciais de seus clientes, ele precisa se posicionar como o gestor de seu escritório e buscar uma melhor inserção no mercado por meio de ações na área de marketing digital.

Definitivamente, não basta ser um bom operador do Direito. Por isso, preparamos este artigo para falarmos das principais tendências do mercado jurídico e da influência da tecnologia no dia a dia dos advogados. Continue a leitura e saiba mais.

Tendências do mercado jurídico

Vejamos, então, quais são as principais tendências do mercado jurídico.

Centralidade da tecnologia

Como vínhamos falando, a tecnologia ocupa um papel central no dia a dia dos advogados modernos. Nessa área, uma das aplicações mais conhecidas são os chamados softwares de gestão de rotinas jurídicas.

Quem ainda não teve contato com esse tipo de solução, estamos falando, basicamente, de uma ferramenta capaz de centralizar o gerenciamento das principais atividades de um escritório, como administração financeira, cadastro de fornecedores, processamento de folha de pagamentos, acompanhamento dos casos em análise, contagem de prazos processuais, entre outras demandas.

Imagine, por exemplo, consultar, em um ambiente online, o status de um processo em tramitação em qualquer tribunal de justiça do país ou as condições de um eventual acordo firmado entre as partes no âmbito desse mesmo processo, de modo a conseguir a oferecer prontamente para seus clientes informações sobre o caso acompanhado. Esse é um dos principais recursos oferecidos por um software de gestão.

Além disso, como já indicado, o advogado consegue otimizar e até automatizar rotinas administrativas de seu escritório. Dessa forma, o profissional conta com mais tempo para se dedicar às demandas judiciais.

Investimento em presença digital

Não é novidade para ninguém que o ambiente online é absolutamente estratégico para quem está em busca de captar novos clientes e agregar valor para a própria marca. Isso porque, diferentemente de tempos atrás, não basta abrir um escritório, vestir um belo terno e mobilizar alguns contatos para divulgar os seus serviços.

A boa notícia é que até mesmo os pequenos escritórios conseguem obter bons resultados nessa área investindo pouco. Por intermédio do fortalecimento da presença digital, o advogado mantém e qualifica seu relacionamento com o público, a medida em que demonstra – principalmente por meio da produção de conteúdo – o quão estratégico são os serviços oferecidos.

Novas áreas de atuação e oportunidades

Quando falamos que o Direito está em constante transformação, não se trata de uma frase de efeito ou algo do tipo. Essas mudanças acontecem na prática, pois acompanham as próprias transformações das relações humanas.

Quanto a isso, devemos ter em vista que enquanto existirem novos conflitos entre pessoas, empresas, comunidades e nações, novos nichos de advocacia surgirão, demandando a atuação de um especialista.

Para citarmos apenas duas áreas em alta no momento, podemos mencionar o direito digital e o compliance. Há alguns anos, poucos advogados sabiam da existência desses nichos, enquanto hoje já existe um número expressivo de especialistas.

O que se espera do advogado moderno?

“A tecnologia vai reinventar o negócio, mas as relações humanas continuarão a ser a chave para o sucesso” Stephen Covey

Além do uso da tecnologia, o mercado jurídico espera do advogado uma habilidade cada vez mais apurada de se relacionar com pessoas. Nesse sentido, é interessante que o profissional saiba colocar em prática valores relacionados a empatia e precisão.

É preciso compreender que o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, está consumido pela escassez de tempo e busca soluções ágeis para suas demandas. Frente a isso, o advogado moderno precisa saber como gerenciar as expectativas dos clientes, sobretudo por conta da imprevisibilidade do sistema de justiça.

Mesmo que você não seja o profissional a dar encaminhamento às demandas dos clientes em tempo recorde, é preciso saber como demonstrar valor no serviço prestado. Para isso, o mais indicado é se prestar um bom atendimento.

Sempre demonstre que está a par do andamento do caso, ofereça informações coerentes e mantenha uma disponibilidade razoável para conversar com seus clientes.

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