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Advogado, você sabe explorar o marketing jurídico para chegar ao seu cliente?

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O marketing jurídico é um tema que merece atenção por parte do advogado que deseja se destacar em seu segmento de atuação. Isso porque essa estratégia tem se demonstrado assertiva para quem sabe fazer uso dela.

Ocorre que, na prática, nem todo profissional ou escritório sabe como se posicionar nas redes sociais. Ou pior: utilizam abordagens que ferem o código de ética da OAB.

Para não incorrer nesses erros e explorar as possibilidades do marketing jurídico, gerando um maior volume de negócios para o seu escritório, vale conferir o conteúdo preparado por nós sobre o tema. Falaremos de melhores práticas de serem empregadas e das limitações impostas pela OAB.

Continue a leitura e saiba mais.

Como o marketing jurídico pode gerar resultados para o seu escritório?

O marketing jurídico se diferencia de forma significativa do marketing aplicado a outras áreas. Afinal, como já destacado, a OAB restringe a utilização de uma abordagem meramente publicitária visando a captação de clientes.

Existem diversos motivos para isso, mas o principal deles diz respeito à conformação do sistema de justiça. Não se pode dizer que um determinado processo terá o desfecho “x” ou “y”. Isto é, nenhum advogado pode oferecer garantias de resultados, tal qual uma empresa do varejo faz.

O famoso “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” não se aplica ao mercado jurídico. É inteiramente desonesto operar por essa lógica, daí a imposição de restrições.

Ao mesmo tempo, isso não significa que os escritórios de advocacia não possam se relacionar com seu público nas redes sociais e em outros canais disponíveis na internet. Nesses espaços, o advogado pode e deve veicular conteúdos informativos, falar sobre os segmentos em que atua e apresentar dicas práticas a sua audiência.

Partindo desse princípio, o público em contato com seus perfis identificará você ou seu escritório como alguém capaz de gerenciar uma demanda judicial. E para entender como isso acontece na prática, vejamos um exemplo hipotético em um pequeno passo a passo.

  1. Um potencial cliente passa a segui-lo nas redes sociais;
  2. Após algum tempo em contato com o conteúdo publicado, ele começa a identificar seu escritório como uma autoridade em determinado tema, que pode ser direito trabalhista, tributário, previdenciário ou qualquer outro;
  3. Além dos conteúdos publicados em seu perfil, ele passa a acompanhar artigos hospedados em seu blog e a acessar informações práticas, capazes de solucionar dúvidas relevantes de seu dia a dia;
  4. Convencido de que o seu escritório é capaz de representá-lo em uma demanda judicial, ele entra em contato por meio de algum de seus canais de relacionamento solicitando uma agenda.

Em linhas gerais, esse é um “caminho” bastante representativo do que acontece com profissionais que sabem utilizar o marketing jurídico a seu favor.

Quais abordagens devem ser utilizadas nas redes sociais?

Na linha do que vínhamos falando no tópico anterior, vejamos algumas abordagens que podem ser utilizadas em suas redes sociais ou nas de seu escritório.

Fale sobre sua especialidade

Falar sobre sua formação, especialidade e demais qualificações é uma ótima interação junto a seu público nas redes sociais. Sem utilizar nenhum tipo de apelo comercial, você pode demonstrar o quão preparado é para atuar no mercado jurídico.

Apresente o dia a dia do escritório

Apresentar a rotina do escritório é outra forma indireta de promover os seus serviços e ao mesmo tempo interagir com o público. Fale de forma descontraída sobre sua equipe, situações prosaicas do dia a dia, sempre se apresentando de forma humanizada.

Traga conteúdos informativos

Conteúdo relevante, original e que de fato resolva dúvidas importantes das pessoas é a chave para o engajamento nas redes sociais. Pensando nisso, tente identificar temas de interesse de quem acompanha seu trabalho nas redes e estabeleça uma comunicação compatível com perfil da audiência.

Lembre-se: o conteúdo da “mensagem” deve vir acompanhado de um formato atrativo e capaz de captar a atenção dos leitores.

Mas, e o código de ética da OAB?

O Conselho Federal da OAB aprovou em 2021 um novo marco regulatório para ações de comunicação e marketing de advogados e escritórios de advocacia. Nos tópicos a seguir, destacamos alguns pontos que merecem ser observados.

Anúncios pagos

A utilização de anúncios pagos e impulsionamento de posts em redes sociais é permitida desde que não objetive captação de clientes, apresente oferta de serviços ou tabela de honorários.

Ainda temos alguns pontos importantes a serem observados: o texto veda expressamente o uso de “ferramentas que influam de forma fraudulenta o seu impulsionamento ou alcance” e “uso de anúncios ostensivos em plataformas de vídeo”. Além disso, não é permitido o “emprego excessivo de recursos financeiros”.

Em resumo, se o seu objetivo é promover os conteúdos de seu escritório por meio de anúncios pagos, tenha bastante atenção. São muitas as restrições e é preciso ficar atento para não ser penalizado.

Advocacia “ostentação” nem pensar

O novo provimento faz menção à proibição de veiculação de “qualquer informação relativa às dimensões, qualidades ou estrutura física do escritório” e à “ostentação de bens (…) como uso de veículos, viagens, hospedagens e bens de consumo”.

Lives

O texto do provimento também regula a divulgação de vídeos e participação em lives. Nesse sentido, vale destacar que o texto veda a utilização de casos concretos ou apresentação de resultados nas transmissões.

Chatbots

O uso de chatbots e outros recursos de respostas automáticos podem ser utilizados. No entanto, há ressalvas quanto ao uso indiscriminado dessas ferramentas, que não podem eximir os advogados de responsabilidade nos atendimentos aos clientes.

E agora que você já sabe tudo sobre marketing jurídico, convidamos você a conferir mais um conteúdo de nosso blog. Dessa vez, falamos sobre a influência da tecnologia no dia a dia dos advogados.

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