A compra de processo é uma atividade legal que traz benefícios para quem vende seus créditos. Conheça as vantagens da compra de processo!
Você já ouviu falar em compra de processo? Essa atividade legal envolve duas partes. De uma lado, existe uma empresa especializada (como a Compra de Processo) que efetua a compra de créditos judiciais. Do outro, existem pessoas físicas ou jurídicas que têm direito a receber o crédito daquela ação.
Considerando esse breve conceito, já é possível imaginar as vantagens da compra de processo, certo? Em épocas de dificuldades, pessoas físicas e jurídicas lidam com uma situação financeira delicada. Esperar anos para receber um crédito judicial, que é o comum no Brasil, é prejudicial para a organização das finanças.
Por que não antecipar o recebível de um processo e conseguir dinheiro imediatamente? Essa é a ideia da compra de processo!
Conheça a seguir as vantagens da compra de processo!
Vantagens da compra de processo
O mercado de aquisição de créditos judiciais já é aquecido fora do Brasil e vem crescendo no país por alguns motivos. De um lado, quem faz a venda de direitos creditórios, mesmo diante do deságio, se aproveita de alguns benefícios. Mas é mesmo vantajoso vender processo judicial?
Muitos advogados que ouvem pela primeira vez, se perguntam se é vantajoso a venda do processo judicial de seus clientes. O principal é receber o recurso imediatamente. O que mais está por trás dessa atividade? Quais as vantagens de antecipar o recebível de um processo?
Driblar a morosidade do Poder Judiciário
Em setembro de 2020, chegou ao fim o processo judicial mais longo do Poder Judiciário Brasileiro. A ação movida pela Princesa Isabel contra a União foi julgada pelo STF e acabou após 124 anos.
Essa não é a regra no Poder Judiciário, mas poderia ser um retrato hiperbólico da morosidade da justiça brasileira. O relatório “Justiça em Números 2020”, do CNJ, traz boas perspectivas para os próximos anos. Ele aponta o aumento da produtividade dos tribunais, de maneira geral. Mas o tempo de tramitação do processo ainda é grande se pensarmos nas necessidades dos escritórios de advocacia, das empresas e dos próprios clientes.
Por isso, quando pensamos na vantagem maior da compra de processo, obrigatoriamente falamos em driblar a morosidade do Judiciário. Por meio de uma transferência simples, a empresa especializada faz o pagamento e assume todos os riscos. Ao invés de esperar o fim da ação, o escritório, a empresa ou o cliente recebe o dinheiro imediatamente.
Ter maior liquidez no exercício empresarial
A morosidade do Poder Judiciário é um risco da atividade empresarial. Os gestores de escritórios de advocacia sabem disso desde o início do negócio. Na hora de fazer o planejamento financeiro, já consideram o capital de giro pensando nos pagamentos incertos de honorários.
Entretanto, com a possibilidade de antecipar o recebível de um processo, o advogado terá maior liquidez no exercício empresarial. Afinal, se o cliente recebe o dinheiro de forma antecipada, o profissional também recebe os honorários. Isso se torna especialmente importante no contexto atual, em que a justiça está funcionando de maneira reduzida.
E essa vantagem também aparece no caso de empresas que não conseguem investir mais recursos para solução de processos judiciais. A compra de processos, neste caso, é fundamental para gerar caixa para as empresas girarem. As empresas deixam de ter os grandes custos com processos e podem focar na sua atividade principal.
Oferecer uma alternativa aos clientes da advocacia
Uma das questões mais relevantes para quem ajuíza uma ação judicial é o tempo de duração do processo. Ainda que os profissionais de Direito tenham consciência da morosidade do Poder Judiciário, os clientes não têm uma compreensão profunda. Em muitos casos, esse fator, que é alheio à vontade do advogado, compromete a confiança nos serviços advocatícios.
Neste contexto, a compra de processo pode se tornar uma atividade para conferir aos clientes da advocacia mais segurança. É uma solução legal para processos que podem demorar anos para serem concluídos, além de resolver o problema de quem não pode aguardar esse tempo.
Sem dúvidas, é uma das vantagens da aquisição de créditos judiciais. Os advogados que optam por trabalhar com uma empresa especializada em compra de processo podem oferecer uma alternativa excelente para seus clientes.
A compra de processo é uma atividade legal que envolve uma empresa especializada em compra de créditos judiciais e pessoas físicas ou jurídicas. A transação traz vários benefícios para o vendedor, como driblar a morosidade do Poder Judiciário, ter maior liquidez no exercício empresarial e oferecer uma alternativa aos clientes da advocacia.
Ficou interessado na compra de processo?