“O tempo é o senhor da razão”, já dizia o provérbio português. Contudo – e infelizmente – na justiça brasileira, esse provérbio acaba virando uma falácia.
Processos judicias são muito afetados em razão do TEMPO EXCESSIVO que duram e, principalmente, aqueles que envolvem natureza financeira acabam sofrendo mais com isso em razão do valor do dinheiro no tempo.
O valor do dinheiro no tempo é um conceito financeiro básico que sustenta que o dinheiro no presente vale mais do que a mesma quantia a ser recebida no futuro. Isto é verdade porque o dinheiro que você tem agora pode ser investido ou usado para quitar dívidas, criando assim uma quantidade maior de dinheiro no futuro ou uma menor dívida. E quando falamos de justiça e dinheiro no futuro, existe ainda o risco adicional de que o dinheiro nunca possa ser realmente recebido, por uma razão ou outra
O valor do dinheiro no tempo também está relacionado aos conceitos de inflação e poder de compra. Ambos os fatores precisam ser levados em consideração, juntamente com qualquer taxa de retorno que possa ser obtida com o investimento do dinheiro. Por que isso é importante? Porque a inflação constantemente corrói o valor e, portanto, o poder de compra do dinheiro.
Neste momento de pandemia que vivemos pudemos perceber claramente esse fator. O preço da commodities disparou. Só em 2020 o preço do minério de ferro subiu 74%. O aço subiu 80% e continua em alta. Tudo isso provoca efeitos de inflação e sentimos claramente no bolso. O IGPM (índice geral de Preços – Mercado) acumula alta de 35,75% em 12 meses (até junho/2021). Itens que normalmente depreciam com o tempo ganharam valor neste últimos 12 meses. Veículos subiram em média 18%. Artigos de Luxo tiveram reajuste médio de 35%. Imóveis seguem a mesma tendência de alta.
Ou seja, quem tinha 50mil reais há 12 meses atrás já não consegue ter o mesmo poder de compra, hoje. Na prática ele perdeu dinheiro. Mas se ele tivesse comprado um imóvel, um veículo, feito uma reforma, comprado equipamentos para si ou sua empresa, ou até mesmo ter aplicado aqueles 50mil em um fundo de ações de commodities ele teria preservado o seu patrimônio.
A COMPRA DE PROCESSO vem como solução para esse dilema de risco. Por meio de uma transferência simples (contrato entre as partes), assumimos todos os riscos e você poderá dar a destinação ideal para seu dinheiro hoje. Não perca mais tempo (e dinheiro), venda seu processo para nós!